quinta-feira, 27 de outubro de 2011

ENEM...em Deus



Este final de semana foi uma loucura para muitos pais, familiares, amigos e, principalmente, para os estudantes. Foi o final de semana que teve o ENEM. Muitos jovens no Brasil inteiro se dedicaram meses ou anos se preparando para passarem para algum curso superior e assim terem uma profissão.
Fiquei imaginando o que aconteceu na vida e em algumas igrejas que se preocupam com os jovens e seus futuros. Deve ter sido uma semana angustiante e dolorosa para todos, sem contar que muitos se voltaram a Deus para pedir que passem no ENEM ou que algum conhecido ou familiar passe no ENEM. Com certeza muitos se pegaram a textos bíblicos para terem forças e cobrar a Deus que ajude a quem estava sendo levantado o pedido para passar...
Um dos textos mais conhecidos e usados pelos evangélicos na atualidade, quando querem pedir algo a Deus, é o de João 15.16:

“...tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda”

Porém a interpretação deste texto sendo feita assim, como muitos fazem das demais partes da bíblia, está errônea. Afinal, o versículo 16 fala muito mais que isto, como podemos ver:

“Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

Neste texto inteiro, desde o primeiro versículo, Jesus está falando sobre os discípulos e os que o aceitaram e os compara como sendo folhas de uma videira e que dariam frutos, afinal a videira era Jesus. Então, para que os frutos permanecessem, tudo o que fizessem em nome de Jesus pedindo a Deus, aconteceria, mas sem deixar de cumprir os mandamentos contidos na bíblia.
Um dos maiores problemas dos cristãos nos dias atuais é não saber o que pedir. Na verdade, este é um problema antigo, pois em Romanos 8.26 Paulo ensina que desde aquela época os cristãos não sabiam o que e como pedir.

“Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis.”

Tiago 4.3 vai mais longe, ele diz que muitas coisas não recebemos porque pedimos mal, para nossos próprios prazeres:

“Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.”

Entretanto, há um ponto que esquecemos. E quando pedimos, pedimos mal e recebemos? A bíblia mostra através das histórias que isto acontece e como o povo padeceu por fazer isto. Um bom e grande exemplo se encontra em I Samuel 8. O povo estava querendo tanto um rei como os demais povos, que não se preocupou se esta era a vontade de Deus, mas eles queriam um rei como os demais e achavam que com isto poderiam servir a Deus. Resultado, Saul foi um péssimo rei e perdeu o seu cargo porque, conforme a bíblia apresenta, perdeu o seu título de rei por não obedecer a Deus.
Somos assim até os dias de hoje, pedimos coisas a Deus, mas as coisas que pedimos são frutos de nossas vontades, desejos ou prazeres, porém nunca nos preocupamos com o que Deus tem para nossas vidas.
Ao dizermos que queremos para nossos filhos o melhor, queremos que eles não cometam nossos erros, porém não nos preocupamos com a vida deles, apenas com as correções das nossas. Quando pedimos algo a Deus: seja uma profissão, um carro, uma casa, um companheiro ou companheiro ou algo mais, sempre pedimos sabendo o que queremos e pouco nos importamos com o que Deus tem para nós.
Queridos, saibam que Deus sempre ouve nossas orações, porém seu tempo é diferente do nosso, porque ele nos dá o que pedimos e precisamos quando estamos preparados para recebê-lo (leiam minha crônica o Tempo de Deus em meu site http://www.tioneechkardt.com/cronicas/192-o-tempo-de-deus.html).
O maior problema é quando queremos dar uma “mãozinha” a Deus. Quando queremos fazer o que compete a Deus, apenas porque vivemos num mundo “hi-tech” onde tudo acontece de forma quase imediata e achamos que Deus deve agir assim conosco também. Já disse em outro texto que quando pedimos paciência a Deus, ele nos dá situações que nos geram paciência e não a paciência de forma imediata.
Então, se seu filho, amigo ou conhecido não passou no ENEM não se preocupe. Talvez ele ainda não esteja preparado para cursar uma universidade e decidir seu futuro a partir deste ano; se um conhecido ainda não casou, talvez ainda não esteja maduro o suficiente para formar uma família, e assim por diante.
Lembrem-se, é melhor confiar em Deus que ouve nossas orações e esperar que no momento certo ele nos dará o que pedimos, do que tentarmos resolver o que queremos e depois ficarmos implorando para ele remediar nossos erros.
Deus é assim: fiel, justo e bondoso. Nós é que somos apressados demais.
  Afinal, todos nossos objetivos são frutos de nossos sonhos e nossos sonhos nem sempre acontecem quando queremos, mas poderão acontecer se os colocarmos e esperarmos em Deus.

--
Meu novo site que está sendo atualizado, confiram

Tione Echkardt


http://www.tioneechkardt.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

Tecnologia do Blogger.