terça-feira, 26 de julho de 2011

Aguardando em Deus


Os gregos antigos definem duas palavras para o tempo: Chronos e Kairós.

Chronos

No Chronos, a ação e imediatista, é o homem agindo com os seus meios para atingir seus objetivos, Quando as pessoas não usam de qualquer artifício para conquistar o que querem e quando conquistam percebem que aquilo não os preenchem como sonhavam, resta um vazio...

Kairós

Já no Kairós, que significa "o momento certo" ou "oportuno", enxergamos a ação de Deus na nossa vida, e por isso, a realização ocorre com o nosso esforços e com a confiança (fé) na intervenção Divina. É onde o homem passa a realizar coisas que nem sequer imaginava poder fazer, passa possuir o que nunca sonhou, é o ter além do que esperava, dentro do tempo certo, dentro do Kairós, tempo de Deus.

Somos como a pequena semente do abacateiro, onde poucos enxergam além do minúsculo "grão de vida", que á lançado ao solo e lá fica imóvel por muito tempo. Quem enxerga os abacates maduros na semente enterrada no solo? Quem vê na pequena semente uma árvore com mais de 25 metros de altura?

Por isso, o chamado do Apóstolo Paulo aos Colossenses 4:2 que diz: "Perseverai em oração, velando nela com ação de graças", é o convite para a praticar diária da fé, da oração sublime de confiança em Deus. Se o momento está difícil, não há necessidade de desespero, deve-se continuar servindo, trabalhando, orando com a certeza de que tudo o que podemos ser ou o que precisamos ter será providenciado na hora certa.

Assim também ocorre com o homem, poucos enxergam as qualidades que temos, mas Deus que tudo vê o provê, enxerga em cada um de nós as potencialidades que Ele sabe que possuímos, os frutos armazenados em nosso interior. Ele sabe o momento certo do despertar desses frutos, de elevar a nossa altura.

Nem sempre o desabrochar do chão é um processo sem dor, nem sempre é tão tranqüilo, mas os que confiam de verdade no Senhor, projetam sonhos adiante, não desistem diante do solo seco, nem da falta de chuvas, nem tampouco do sol escaldante. Seguem em oração, trabalhando o Chronos, tempo dos homens, confiando no Kairós, tempo de Deus, que nunca falha e preenche para sempre, corpo, coração e alma.

Conta-se que um excelente nadador tinha o costume de correr, ir até a água e molhar somente o dedão do pé antes de qualquer mergulho.

Alguém intrigado com aquele comportamento, lhe perguntou qual a razão daquele hábito.O nadador sorriu e respondeu: Há alguns anos eu era um professor de natação de um grupo de homens. Eu os ensinava nadar e a saltar do trampolim. Certa noite, eu não conseguia dormir; e fui à piscina para nadar um pouco. Não acendi a luz, pois a lua brilhava através do teto de vidro do clube.

Quando eu estava no trampolim, vi minha sombra na parede da frente. Com os braços abertos, minha imagem formava uma magnífica cruz. Em vez de saltar, fiquei ali parado, contemplando minha imagem. Nesse momento pensei na cruz de Jesus Cristo e em seu significado. Eu não era um cristão, mas quando criança aprendi que Jesus tinha morrido para nos salvar pelo seu precioso sangue.

Naquele momento as palavras daquele ensinamento me vieram à mente me fizeram recordar do que eu havia aprendido sobre a morte de Jesus. Não sei quanto tempo fiquei ali parado com os braços estendidos. Finalmente desci do trampolim e fui até a escada para mergulhar na água. Desci a escada e meus pés tocaram o piso duro e liso do fundo da piscina. Haviam esvaziado a piscina e eu não tinha percebido. Tremi todo, e senti um calafrio na espinha.

Se eu tivesse saltado seria meu último salto. Naquela noite a imagem da cruz na parede salvou a minha vida. Fiquei tão agradecido a Deus, que ajoelhei na beira da piscina, confessei os meus pecados e me entreguei a Ele, consciente de que foi exatamente em uma cruz que Jesus morreu para me salvar. Naquela noite fui salvo duas vezes e, para nunca mais me esquecer, sempre que vou à piscina molho o dedão do pé antes de saltar na água.

Deus tem um plano na vida de cada um de nós e não adianta querermos apressar ou retardar as coisas, pois tudo acontecerá no seu devido tempo...

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pensando em Deus



É engraçado até pensar, mas as vezes passamos o dia inteiro pensando no trabalho, na escola, nos problemas nas dívidas, nas pessoas, em nossas ambições. E nos esquecemos de pensar naquilo que é importante.

Hoje acordei pensando em Deus, vim trabalhar pensando em Deus...e quanto mais penso nEle mais tenho vontade de ficar próximo e buscá-lo, mais e mais...esse é o alvo da minha vida, qual é o alvo da sua? Em quem você tem pensado? Aonde está o seu coração?

“Ora, ao sair para se pôr a caminho, correu para ele um homem, o qual se ajoelhou diante dele e lhe perguntou: Bom Mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? ninguém é bom, senão um que é Deus. Sabes os mandamentos: Não matarás; não adulterarás; não furtarás; não dirás falso testemunho; a ninguém defraudarás; honra a teu pai e a tua mãe. Ele, porém, lhe replicou: Mestre, tudo isso tenho guardado desde a minha juventude.
E Jesus, olhando para ele, o amou e lhe disse: Uma coisa te falta; vai vende tudo quanto tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, segue-me. Mas ele, pesaroso desta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitos bens.”

“Onde está o teu tesouro, ali estará também o teu coração”

terça-feira, 12 de julho de 2011

Esperando em Deus



Segue o texto que vi no Facebook, publicado pela Carol Prado, muito bom, vale a pena ler até o final...
Abriu o mar na hora exata, quando o povo de Israel já enxergava o inimigo com dimensões gigantescas.

A pedra que atingiu Golias o abateu no momento exato em que partia furioso em direção ao pequeno pastor de ovelhas. E se Davi errasse o alvo? Haveria tempo para um segundo arremesso? 

O fogo desceu dos céus de forma pontual, na hora exata em que o profeta Elias o invocava. Mais tarde, o profeta suplicou por chuva e, no momento certo, Deus abriu as comportas do céu. 

No tempo de Deus o profeta Eliseu chegou à casa da viúva e lhe multiplicou o azeite, na hora em que ela se via afligida por uma angustiante necessidade. 

Somente na sétima vez que mergulhou no Jordão foi que Naamã se viu livre e limpo do seu mal. 

As muralhas de Jericó só vieram abaixo no sétimo dia, na sétima volta, no “chronos” intrigante de Deus. E esse mesmo Deus, em questão de segundos, não permitiu que Abraão imolasse o próprio filho.

Tempo de Deus. Quantas dúvidas invadem nosso coração quando o assunto é esse. E como é difícil nos submetermos a ele! Nossas pernas insistem em correr, nossos braços teimam em lutar, nossa mente se recusa a descansar, nosso coração se debate e convulsiona em crises profundas, solitárias e confusas.

Continue lendo...

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Crescendo em Deus


Algumas pessoas não sabem da minha história, de como cheguei até aqui. O por quê fazer seminário? Por quê ser tão grato a Deus?
 Bom, essa história começa no ano de 1988, nasci no dia 1º de agosto. Cheio de problemas, refluxo, bronquite, alergia a leite...entre outras coisas. O na época  o que minha mãe ouviu logo após o meu nascimento foi o seguinte "não se acostume com ele, não vai vingar, ele não vai sobreviver".
Realmente tinha vários problemas de saúde, para os médicos eu não iria sobreviver. Mas minha mãe começou a clamar e orar, assim como Ana, consagrou o seu filho a Deus.  E os 7 dias, se tornaram 15, depois 30, 40...uma bênção.  
Mas quando tinha 7 anos um novo problema, tive caxumba, acabei ficando com pancreatite, fiquei muito mal, tinha que fazer uma cirurgia, quase morri, mas oramos e clamamos ao Deus vivo, e Ele mais uma vez foi fiel.
Aos 12 anos, mais uma batalha, tive dengue hemorrágica...minhas hemácias ficaram baixíssimas, ficando várias vezes internado. E no dia 1º de janeiro de 2000, ao tomar café da manhã tive uma crise convulsiva, mas ainda não era a hora de partir. Minhas plaquetas chegaram a 2 por cento. Mas Deus sempre esteve presente.
Ao refletir sobre minha vida vejo que Deus me reservou por um motivo especial, poderia ter morrido várias vezes, mas Ele não permitiu, por que? Porque Ele tinha um objetivo...E sua vida? Você já descobriu o objetivo dela? Porque você está vivo? Qual é sua missão? A minha resposta, foi essa...
"Assim veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta. Então disse eu: Ah, Senhor DEUS! Eis que não sei falar; porque ainda sou um menino. Mas o SENHOR me disse: Não digas: Eu sou um menino; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto te mandar, falarás. Não temas diante deles; porque estou contigo para te livrar, diz o SENHOR. E estendeu o SENHOR a sua mão, e tocou-me na boca; e disse-me o SENHOR: Eis que ponho as minhas palavras na tua boca; Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares."

  

Pages

Tecnologia do Blogger.