quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Por que chamavam Jesus de Filho do Homem?



A expressão “Filho do Homem” é encontrada com frequência nos evangelhos sinóticos. Em aramaico, a expressão que dizer filho da humanidade (bar-nascha), ou apenas homem.

No livro de Daniel, mas precisamente na parte onde ele relata cenas do apocalipse, a expressão denomina o “personagem” ao qual foi dado o poder, o domínio e a glória. E que vem sobre as nuvens  Essa imagem apocalíptica também é relatada em outros textos que os judeus tinham acesso na época, como Apocalipse de Henoque e de Esdras. Com isso, percebe-se que no contexto judaico  essa expressão era ligada ao Ungido, que seria o juiz escatológico enviado por Deus. 

Nos textos sinóticos, vemos que Jesus fez diversos usos desta expressão. Em primeiro lugar ele prediz a vinda escatológica do “homem” sobre as nuvens do céu com a finalidade de proceder ao juízo. Neste contexto nota-se perfeitamente uma parentesco com Dn7,13. Em segundo lugar, Jesus fala do “homem” como sendo uma pessoa no presente. Já em terceiro ele prediz que esse “homem” deverá padecer, morrer e ressuscitar.

Jesus teve condições de se denominar “o homem” pois sua dignidade veio transparecer não só o direito que Deus lhe deu para conceder o perdão dos pecados, mas também na sua capacidade de curar.

No Antigo Testamento "filho do homem" foi usada como sinônimo de "homem". Isaías 51:12 diz: "Eu, eu sou aquele que vos consola; quem, pois, és tu, para que temas o homem, que é mortal, ou o filho do homem, que não passa de erva?" (cf. Jó 16:21; 25:6; 35:8; Salmos 8:4; 80:17; 144:3; Isaías 56:2; Ezequiel (2:1,3,6 ; Daniel 8:17).

Por tanto, Jesus ao se intitular "Filho do Homem" estava de maneira pedagógica conduzindo seus discípulos a entenderem quem Ele realmente era: Homem e Deus. Uma ressalva importante que devemos fazer é que para alguns teólogos, a expressão também aponta para o significado de Jesus ser o “homem perfeito”, remetendo ao plano inicial da criação. Sendo o homem sem pecado.

0 comentários:

Postar um comentário

Pages

Tecnologia do Blogger.